sábado, 21 de maio de 2011


A história irlandesa é rica em mitos e lendas, desde os contos românticos sobre guerreiros à vida de antigos Santos até à sabedoria das Fadas, e os Mitos Celtas são o coração da Cultura Irlandesa. Alguns dos Contos mais famosos centram-se nas Crianças de Lir, que foram transformadas em cisnes pela madrasta, a grande guerreira Cú Chulainn. Um dos grandes heróis celtas, Finn McCool, ganhou sabedoria quando era jovem, ao provar o "salmão da sabedoria", e que em adulto venceu os Gigantes.Os "Pubs" são o centro da Cultura Irlandesa e da vida social e cultural na Irlanda, não apenas locais para beber uma bebida.

Num Pub Irlandês pode filosofar sobre o significado da vida, ponderar a politica global, ouvir poesia, acompanhar a batida de um instrumento de percussão, saborear uma dose de mexilhões ou simplesmente beber uma "Guiness" em frente de um fogo crepitante. Sente-se no bar se gostar de falar com os outros clientes ou aconchegue-se num dos antigos "reservados", historicamente concebidos para as senhoras.



As pessoas da Irlanda

Conhecer os irlandeses é como encontrar um amigo para a vida, mas há algumas coisas que deve saber de antemão…

Sabia que…?


Os Irlandeses adoram uma boa desculpa para fazer uma festa. O País é lendário pelos seus "craic" e fleadhs, e festivais e feiras constituem uma grande parte da vida cultural, sejam as delícias gastronómicas do Festival Gastronómico de Kinsale ou o elitista Festival de Teatro de Dublin. Se procura algo único ou se deseja apenas ter sorte, então procure o Festival Casamenteiro de Lisdoonvarna. É o maior evento europeu para os solteiros e um dos mais antigos festivais da Irlanda.

A Feira de Puck em Kerry, onde um bode é coroado Rei, merece a viagem, enquanto a Feira de Ould Lammas no norte de Antrim atrai multidões de todo o mundo.Ninguém acredita realmente em Duendes. E mesmo que acreditássemos, não são o género de pessoa que gostaríamos de encontrar.

O Duende das lendas irlandesas é um pequeno homem resmungão e embirrento que remenda os sapatos das outras fadas, bem diferente do alegre personagem criado por Walt Disney em 1959, protagonista do filme Darby O’Gill and The Little People (Darby O’Gill e as pessoas pequenas).


Os irlandeses gostam de pensar que o sangue Celta corre nas veias das grandes figuras mundiais. Entre aqueles que gostamos de considerar nossos, encontra-se John F. Kennedy, Che Guevara (tinha uma avó irlandesa), Davy Crockett, Gene Kelly, Grace Kelly e Ned Kelly também. No entanto, no dia de São Patrício (17 de Março) toda a gente é irlandesa, por isso vista-se de verde e venha festejar num dos muitos Festivais do Dia de São Patrício por todo o Mundo.

A pronúncia irlandesa é famosa no mundo inteiro pela sua romântica e lírica melodia, mas é só quando chega à Irlanda, que se apercebe quão diferentes podem ser as pronuncias nas várias zonas do país. Para começar, na Republica da Irlanda (excepto nos Condados de Monaghan e Donegal) fala-se o Hiberno-Inglês enquanto que no Ulster (Irlanda do Norte) fala-se o Inglês Médio do Ulster. Mesmo dentro destas áreas, há pronúncias diferentes. Não se confunde alguém do Ulster com alguém de Dublin, nem alguém de Kerry com um natural de Galway.
Mas o verdadeiro segredo da melodia Irlandesa é a velocidade com que as palavras saem, por isso, se não quer perder uma boa história, preste bem atenção.Como nação, temos orgulho na língua irlandesa. Tanto orgulho que o Ministério da Comunidade de Língua Gaélica, decretou que os nomes de lugares e ruas devem aparecer só em Gaélico, nas zonas do país onde se fala gaélico. Quando viajar deve levar um mapa consigo. E para tornar as coisas ainda mais interessantes, na Irlanda do Norte fala-se o Ullans. Este bonito dialecto é uma mistura única de Escocês/Irlandês e fala-se apenas nesta região.Hiper ligações relacionadas.



Informações sobre a Irlanda

Do bulício urbano ao encanto das regiões rurais e zonas costeiras, a Irlanda aguarda para ser explorada
A Irlanda é um pequeno país, mas possui um numero assombroso de coisas para ver e fazer, assim o que não conseguir fazer na primeira vez, pode sempre deixar para a próxima visita. O tamanho compacto do país faz com que seja fácil percorrê-lo, e os descontraídos irlandeses fazem jus á sua reputação de serem um dos povos mais amistoso do mundo - veja as nossas sugestões de visitas para o ajudar a planear o seu percurso.Descubra uma ilha de contrastes.


A Irlanda é uma terra de contrastes e é emocionante descobrir as muitas facetas, cada uma com a sua atracção. Do bulício urbano de Dublin, Belfast, Cork, Galway, Londonderry e Limerick, ao mar cintilante da Costa Oeste, ao ar fresco e puro das zonas rurais, a Irlanda é um país de surpresas! Explore o nosso website sobre o que ver e fazer.Descubra um País mergulhado na História.
A história da Irlanda vai chocá-lo. Das guerras turbulentas pela terra às Fomes trágicas, o passado do país está escrito no conjunto excepcional de atracções históricas, que vão atordoar, e fascinar o visitante.



Fonte: www.discoverireland.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário